Metodologias de projeto para a inovação de produtos

Projetos nessa linha de pesquisa têm focado no desenvolvimento de métodos de criatividade e metodologias para o planejamento e a projetação de novos produtos. A seguir são mostrados alguns resultados recentes em pesquisas de doutorado e mestrado no NeDIP, destacando as principais contribuições dos pesquisadore. Para maiores informações sobre essa linha e interesse em pesquisa, entrar em contato com:
 
Prof. André Ogliari | Emailandre.ogliari@ufsc.br | Tel.: (48) 3721 4001
     
Sistematização da concepção de produtos orientado pelo affordance design
Pesquisador: Karuliny Cristie Oliveira Marques   | Nível: mestrado | Ano de conclusão: 2019
 
Nesse trabalho são apresentados os resultados de uma pesquisa que perpassou pela elaboração, implementação e avaliação com inferências estatísticas de testes de hipótese, um instrumento metodológico para auxiliar a criatividade na geração de ideias. Denominado Potencializador Affordance (PA) (flashcards e digitais), esta ferramenta foi elaborada pelo aporte teórico do conceito affordance no campo da Psicologia Ecológica, seus desdobramentos na Engenharia Mecânica, e os conceitos de estética, segurança e usabilidade, inerentes aos fatores humanos no projeto de produtos. Os resultados apontam, com 95% de confiança, que um brainstorming auxiliado por PAs flashcards contribui com a geração de ideias criativas suportadas pelos atributos de estética, segurança e usabilidade. No que concerne a sistemática auxiliada por PAs digitais, a avaliação qualitativa realizada por especialistas mostrou que, a sistemática desenvolvida com o uso dos PAs digitais auxilia a aplicação de atributos de estética, segurança e usabilidade orientados para um objetivo affordance, potencializando a qualidade e direcionamento das ideias a partir da analogia com diferentes exemplos de aplicação.
 
Galeria:
Affordance systematic
Affordance stimuli
Experiment 1
Experiment 2
     
Sistematização do projeto conceitual de produtos orientado pelo uso de modelos físicos no estímulo à criatividade
Pesquisador: Matheus Silveira Galvão Gomes   | Nível: mestrado | Ano de conclusão: 2019
 
A presente dissertação propõe o uso de modelos físicos como estimuladores durante as sessões criativas do projeto conceitual. Apresenta-se, assim, uma sistemática de construção e uso dos modelos físicos, contendo atividades que guiam a representação de fontes de analogia e orientam a aplicação de modelos físicos nas atividades do projeto conceitual. A aplicação da sistemática mostrou uma avaliação positiva sobre o processo de construção de modelos, com relação a profundidade, competência, clareza, consistência e completeza das atividades propostas. Ainda, o uso dos modelos físicos durante a ideação demonstrou sua capacidade de orientar a geração de soluções mais úteis, novas e exequíveis.
 
Galeria:
 
Model construction and use
Type of model
Experiment
 
     
Sistemática para planejamento de produtos orientado por princípios de projeto universal
Pesquisador: Paulo H Zen Messerschmidt   | Nível: mestrado | Ano de conclusão: 2018
 
Produtos universais são caracterizados por apresentarem soluções que atendem a diferentes tipos de usuário com o mesmo grau de conforto e utilidade. Neste contexto, baseado nos princípios de projeto universal, é proposta uma ferramenta de auxílio à criatividade constituída de Inspiradores Universais (UDins), visando estimular as equipes de projeto na obtenção de ideias mais acessíveis, úteis e de melhor usabilidade. Por meio de experimentos verificou-se que o uso de UDins proporcionou ideias de maior abrangência de mercado e de melhor usabilidade para os usuários.
 
Galeria:
Universal design principles
Udin flexibility
Experiment 1
Experiment 2
     
Metodologia de apoio ao planejamento de novos produtos por meio de estimuladores biológicos
Pesquisador: Rodrigo Bastos Fernandes  | Nível: doutorado | Ano de conclusão: 2016
 
Projetos inspirados na natureza são baseados na transferência de informações da biologia para a engenharia, sendo denominado de biônica ou biomimética. Nessa tese são propostos estimuladores biológicos para auxiliar projetistas em sessões de ideação. A metodologia consiste em cinco atividades: formular a oportunidade de ideação, modelar funcionalmente a oportunidade, priorizar os estimuladores biológicos, propor ideias de novos produtos orientadas pelos estimuladores e mapear as ideias de novos produtos. Por meio de experimentos, identificaram-se evidências de maior novidade nas soluções geradas, contribuindo para a mitigação da inércia psicológica em processos criativos.
 
Galeria:
Bio-inspired design 
Bio stimuli 
Experiment
     
Sistematização da configuração da forma e produtos por meio de analogias com a natureza
Pesquisador: Leonardo Menezes Melo  | Nível: mestrado | Ano de conclusão: 2015
 
A configuração do produto é baseada em contéudo de vários campos da engenharia, visando a definição de forma, materiais, dimensões e processos de fabricação.  Esse trabalho propõe uma sistemática para a configuração da forma de produtos por meio de analogias com a natureza, visando satisfazer as funções e os requisitos de projeto do produto. A sistemática é composta de quatro atividades, apoiadas por diretrizes, métodos e um banco de dados formado por uma matriz de forma e função, denominada matirz FNF (Forma, Natureza, Função). Com base nas aplicações verificou-se que o conteúdo da biologia orientou o desenvolvimento de formas otimizadas para as funções consideradas, favorecendo a obtenção de produtos eficazes e inovadores.
 
Galeria:
Matriz FNF
Configure Bio
Analogies examples
     
Planejamento de produtos orientado pela atratividade ao usuário
Pesquisador: Fabíola Reinert  | Nível: mestrado | Ano de conclusão: 2013
 
Orientar o planejamento de produtos com atributos de atratividade permite aumentar a chance de desenvolver produtos mais competitivos no mercado. São abordados conteúdos relacionados à percepção visual dos consumidores, aspecto visual de produtos, usabilidade, semântica e simbolismo, além de métodos e técnicas para a geração de ideias em que esses conteúdos podem ser aplicados. É apresentada a sistemática SiPPA que estabelece atividades, ferramentas e orientações para orientar a equipe de planejamento quantos aos fatores atrativos vinculados às necessidades do mercado e suas tendências. Apresentam-se dois casos de aplicação prática da sistemática e os resultados de sua avaliação segundo os critérios de aplicabilidade, clareza e contribuições.
 
Galeria:
Attractiveness design systematic
Attractiveness stimuli
Product plan
     
Sistematização do processo de engenharia reversa de sistemas técnicos
Pesquisador: Ivo Rodrigues Montanha Junior  | Nível: doutorado | Ano de conclusão: 2011
 
engenharia reversa (ER) se apresenta como uma maneira sistematizada de aprender os fundamentos dos ST e, assim, reunir condições para a identificação e proposição de inovações em produtos. A sistemática proposta é constituída de três fases: planejamento, obtenção e análise das informações, e recomendações de projetação. A sistemática foi avaliada por meio de aplicações práticas de engenharia reversa em um compressor compacto e um aparador de grama. Os resultados mostraram que a sistemática facilitou a identificação de problemas, funções, princípios de solução e sugestões de melhorias nos produtos considerados.
 
Galeria:
Reverse Eng. context
System 1
Experiment 1
Experiment 2
     
 
 
 

Voltar para linhas de pesquisa