Linhas de pesquisa

Metodologias de projeto para a inovação de produtos

Propostas voltadas à inovação têm como objetivo a concepção e concretização de ideias que transcendam as demandas e expectativas do mercado. Em contextos altamente competitivos e de alto risco, é imperativo adotar metodologias que estimulem a geração de novas ideias e permitam um planejamento e implementação eficazes de produtos. Neste contexto, essa linha de pesquisa concentra-se na elaboração de métodos e ferramentas que sirvam como suporte à ideação e implementação de novos produtos, fortalecendo equipes de projeto atuantes em ambientes competitivos. 

As temáticas de pesquisa abrangem principalmente as fases de planejamento e concepção de novos produtos, com um enfoque especial nos fatores humanos no projeto e aplicado ao desenvolvimento de tecnologias assistivas e de agronegócios. Ler mais..

Galeria:
         
Affordance design
 
Universal design
 
Bio-inspired design
 
Layout design
 
Attractiveness
 
Reverse Eng.
   
Sistemas especialistas e ferramentas computacionais para engenharia

A informatização das atividades do processo de projeto teve um crescimento rápido e considerável nos tempos atuais. Entretanto, as fases iniciais do processo, caracterizadas principalmente por atividades de especificação de problemas e síntese de soluções, têm sido ainda pouco assistidas computacionalmente. Neste contexto busca-se desenvolver ferramentas computacionais de apoio à concepção de produtos utilizando diversas técnicas de implementação, tais como, sistemas especialistas, análise orientada ao objeto e banco de dados.

Galeria:
 
Expert system inference engine
 
Expert system development cycle
   
Confiabilidade e mantenabilidade de sistemas técnicos

A evolução tecnológica, acompanhada da redução nos custos de desenvolvimento e fabricação de componentes para aquisição e comunicação de dados diretamente das máquinas para sistemas supervisórios automatizados e inteligentes tem se caracterizado não mais como uma tendência, mas como uma realidade e necessidade para segmentos produtivos em nível mundial. Dados coletados nos processos de extração, fabricação, logística e posteriormente à venda, no suporte ao cliente e em atividades de manutenção servem como insumo para a identificação de padrões, o planejamento de rotinas de manutenção e permite, por exemplo, a predição de demanda produtiva e de falha de componentes. Esse tipo de análise contínua de parâmetros por sistemas inteligentes pode realimentar o processo de projeto, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas com maior confiabilidade e, por consequência mais seguros e eficientes. Sabendo-se que a confiabilidade é um fator crítico para a eficiência operacional, aumento da disponibilidade, redução de custos e, não menos importante, para a segurança dos trabalhadores e usuários, essa linha de pesquisa dedica esforços no entendimento, estudo, desenvolvimento, implantação e prototipagem de tecnologias, sistemas, métodos e ferramentas focadas no projeto para confiabilidade e mantenabilidade.