Breve histórico do Nedip
O Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos (NeDIP) do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC iniciou suas atividades em 1974 sob a denominação de Laboratório de Projeto (LP). O LP teve sua origem com os trabalhos do Prof. Nelson Back, introduzindo conceitos e práticas de projeto de produtos industriais, inicialmente com enfoque no projeto de máquinas ferramentas e, mais tarde, no projeto de máquinas agrícolas.
Entre os anos de 1974 a 1980, as pesquisas tiveram enfoque no projeto de componentes mecânicos de máquinas ferramenta. Neste período foram concluídas oito dissertações de mestrado, tendo sido a primeira, em 1975, sob o título de “Mancais radiais hidrostáticos: métodos de cálculo e verificação experimental”.
Em 1980, o LP realizou um diagnóstico da indústria catarinense de máquinas e implementos agrícolas, que recebeu apoio financeiro da Secretaria de Tecnologia Industrial (STI), do então Ministério da Indústria e do Comércio (MIC) brasileiro. A partir dos resultados deste estudo, o Laboratório de Projeto iniciou pesquisa orientada ao desenvolvimento de protótipos de máquinas agrícolas voltados aos problemas da pequena propriedade rural. A primeira dissertação de mestrado concluída, em 1985, nessa linha tratou sobre o "Desenvolvimento do protótipo de uma trilhadora portátil multi-cereal".
Na década de 1980 houve marcos importantes para o Laboratório de Projeto. Em 1983, foi lançado o livro sob o título de “Metodologia de Projeto de Produtos Industriais” de autoria do Prof. Nelson Back que repercutiu muito bem no meio acadêmico e no setor industrial. Em 1985, com o início do curso de doutorado em engenharia mecânica no PPGEM/UFSC, o LP iniciou pesquisa em nível de doutorado e as primeiras teses foram defendidas em 1991 e 1993.
Até o ano de 1992, o Laboratório de Projeto contava com a participação dos professores Nelson Back, Longuinho da Costa Machado Leal e Acires Dias. Com as aposentadorias do Prof. Back e do Prof. Longuinho, novos professores integraram ao LP, dando continuidade as linhas de pesquisa no projeto de máquinas agrícolas e iniciando novas linhas no desenvolvimento de metodologias e ferramentas computacionais de apoio ao projeto. Nesse período, o LP foi reestruturado e passou a denominar-se Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos – NeDIP.
Desde sua criação, em 1974, o NeDIP tem atuado em várias linhas de pesquisa: desenvolvimento de componentes mecânicos de máquinas ferramenta, projeto de máquinas e implementos agrícolas, robótica, ferramentas computacionais de apoio ao projeto, sistemas especialistas, simulação dinâmica, confiabilidade e mantenabilidade, gestão de projetos, gestão de riscos, planejamento de produtos e criatividade no desenvolvimento de produtos. Sob essas linhas, o NeDIP nucleou grupos de pesquisa e consolidou conteúdo no campo do desenvolvimento integrado de produtos. O modelo PRODIP - Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos tem sido utilizado em várias universidades, no ensino e pesquisa em desenvolvimento de produtos e representa o esfoço do NeDIP para suportar a formação de profissionais nesse campo de conhecimento.
Nesses quarenta e cinco anos do NeDIP vários pesquisadores contribuíram para o avanço do conhecimento em desenvolvimento integrado de produtos. Foram concluídas 35 teses de doutorado e 129 dissertações de mestrado, além de várias monografias e trabalhos de iniciação científica. Nos links Nedip>Ex-integrantes/doutorado e Nedip>Ex-integrantes/mestrado pode-se ver a lista dos pesquisadores e os correspondentes temas de pesquisa.
Em grande parte, os pesquisadores formados no NeDIP têm atuado, ou atuaram, no ensino de engenharia em diferentes universidades no Brasil, sendo essa uma das principais missões do NeDIP: Desenvolver e disseminar conhecimento em desenvolvimento integrado de produtos, contribuindo com a formação de profissionais altamente qualificados nesse campo, com o avanço da pesquisa no Brasil e desenvolvimento da indústria nacional.