Modelo PRODIP

 

 

O Modelo PRODIP foi desenvolvido, em sua primeira versão, com base na experiência do NeDIP em projeto, construção e testes de protótipos de máquinas agrícolas  (Romano, 2003). Considerou, ainda, a pesquisa de práticas em empresas do setor de máquinas agrícolas e o estudo de modelos propostos na literatura. A figura a seguir mostra a versão atual do modelo PRODIP, adaptada de Back et al., 2008, sendo as fases iniciais de planejamento e projetação detalhadas nos links que seguem.

 
 http://nedip.ufsc.br/uploads/image/ico_pdf.png  
     

Planejamento

 

Planejamento do produto: O objetivo dessa fase é a definição de ideias de produtos a serem desenvolvidas em dado período. O processo de suporte prescrito é o de mapeamento tecnológico que conta com o apoio de métodos de criatividade para as seções de ideação. Essa fase foi incorporada na versão inicial do modelo PRODIP com base nos estudos em gestão de tecnologica iniciados com os trabalhos de Montanha Jr., 2004. e Leonel, 2006.

Planejamento do projeto: Nessa fase é definido o plano para o desenvolvimento das ideias de produto selecionadas e estabelecidas como projetos. A metodologia de planejamento do projeto é baseada no PMBOK (Project Management Body of Knowledge) conforme o PMI - Project Management Institute. O plano do projeto inclui definições sobre o escopo, cronograma, orçamento, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições, stakeholders e integração. Essas são as dez áreas de processos da metodologia PMBOK.

 
     

Projetação

 

Projeto informacional: Nessa fase o objetivo é o estabelecimento das especificações de projeto, as quais irão orientar o desenvolvimento técnico do produto. O principal método empregado é o da matriz da casa da qualidade (metodologia QFD - Quality Function Deployment) para suportar a organização e priorização dos requisitos de projeto. Essa fase é prescrita no modelo PRODIP tendo como referência a pesquisa de Fonseca, 2000.

Projeto conceitual: A busca de soluções conceituais para o problema é realizada nessa fase do processo. Caracteriza-se pela fase criativa onde alternativas são geradas e avaliadas técnica e econômicamente, e selecionadas as mais promissoras para o problema. Os métodos empregados são o da síntese de funções, matriz morfológica e matrizes multicritério de seleção. Essa fase estabelece a solução conceitual para o problema proposto.

Projeto preliminar: Nessa fase, a solução conceitual é desenvolvida em termos do leiaute, arranjo, formas, geometria, materiais e processos de fabricação. Constitui-se na configuração da solução selecionada ou, no inglês, embodiment design. Modelos de análise, simulação e otimização da solução são empregados, bem como a construção e testes de protótipos. Essa fase estabelece o domínio tecnológico da solução proposta.

Projeto detalhado: nessa fase, os detalhes da solução otimizada são finalizados. Concluem-se os testes de protótipos e revisa-se a solução em detalhes, e prepara-se a documentação final do produto e de produção.

 

 

Implementação

 

Preparação da produção: É a fase do processo de implementação na qual se desenvolve o lote piloto. Elabora-se a documentação de montagem e de liberação de construção do ferramental; também ocorre a compra de material, recebimento, teste, preparação de máquinas, dispositivos e ferramentas para a implementação da linha de produção. São testados os procedimentos de montagem para verificação de não conformidades, concluindo-se com a liberação do produto para o lote inicial.

Lançamento: Nessa fase é efetuado o lançamento do produto no mercado e implementação do lote inicial. Com o acompanhamento da produção e avaliação de não conformidades o lote inicial é liberado para comercialização. Conclui-se com o lançamento do produto no mercado e compromentimento das áreas comerciais com as vendas do produto.

Validação: Nessa fase os produtos são monitorados no mercado e é feita uma avaliação junto aos usuários. Também avalia-se o desempenho do projeto na organização. Auditorias são realizadas, contratos são encerrados, e prestação de contas finalizada. Conclui-se com a desmobilização da equipe e encerramento do projeto.